| Equipa Principal

COMUNICADO

Caros Sócios do S.C.Farense,
Caros membros dos órgãos sociais,
Quero comunicar-vos que apresentei a demissão de Presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube Farense.
Tomarei, ainda hoje, posse como Vereador da Câmara Municipal de Faro. A partir do momento em que me apresentei como candidato à Câmara Municipal de Faro, a 30 de Maio de 2025, comuniquei ao Presidente da Direção, João Rodrigues, fosse qual fosse o resultado das eleições, pois pertenceria sempre ao Executivo Municipal, no meu interesse e no interesse da instituição, a minha indisponibilidade para permanecer no cargo de Presidente da Assembleia Geral.
O dia chegou. O dever impõe-se.
Quero, por isso, nesta hora de gratidão, dirigir-vos as seguintes palavras:
O Sporting Clube Farense tem sido uma constante na minha vida. Entrei, pela primeira vez, no Estádio de S. Luís em Agosto de 1982, acabara de fazer 6 anos, pela mão do Sr. Ramos, da Rua do Pé da Cruz, um daqueles sócios antigos. Desde esse dia que esse amor cresceu em mim e levou-me a adoptar o comportamento de um adepto convicto. Comprar o jornal - e começar a ler do fim para o princípio para mais rapidamente encontrar o Farense -, ir a treinos, ouvir relatos, ver jogos, tantos jogos, e não apenas de futebol. O nervosismo de ir treinar à experiência nos infantis e sagrar-me nessa época Campeão do Algarve, numa equipa treinada pelo Chico Zé e capitaneada com guelra farense pelo Nuno Pintassilgo. Amigos, emoções, memórias inesquecíveis.
Em 2003, após a formação da SAD, e num tempo tempestuoso em que ninguém desejava assumir responsabilidades, participei pela primeira vez nos órgãos sociais do clube. Foi um choque com a realidade que me levou a apreciar bem mais quem está disponível para essas tarefas. Essa experiência foi muito difícil.
Nunca deixei de apoiar o clube. Para mim, ser Farense não depende de divisão. Depende do coração.
Voltei em 2012 e durante 6 anos tive o privilégio de ser Vice-presidente da Assembleia Geral liderada pelo meu amigo Joaquim Teixeira. Assumi, desde 2018, a presidência da Assembleia-geral do Sporting Clube Farense, cargo que exerci com muito orgulho e devoção. Tive muito orgulho, muito orgulho mesmo, pelos estádios deste país, representar a instituição e tantas vezes verificar como a mesma é admirada e reconhecida.
Não posso, por dever de justiça, deixar de endereçar uma palavra ao João Rodrigues: obrigado, Presidente.
Obrigado por tudo o que tens feito pelo Sporting Clube Farense.
Sem ti e sem o Sr. Aníbal Guerreiro temo que o Sporting Clube Farense já não estivesse no mundo dos vivos. Não tomarás sempre - nem tu nem ninguém - as melhores decisões, mas içaste o estandarte, ergueste a bandeira, não vivemos a meia-haste, de luto. A vitória que conseguiste, pelo teu mérito e perseverança, ao obter em Setembro, a decisão da autarquia de assumir os encargos com a recuperação do piso do Pavilhão é da maior importância para o futuro da instituição. Relembro-te o que pedi, a 1 de Abril, perante todos, no discurso solene por ocasião do aniversário do clube: “ Como adepto o meu sonho é ganhar a Taça de Portugal. João, isso não posso pedir, posso desejar. O que posso pedir, o que quero pedir, é que um dia que deixes o Sporting Clube Farense, o deixes em condições de caminhar por si próprio, sem precisar de alguém como tu para o salvar. Nada maior se pode fazer pelo futuro do Sporting Clube Farense do que isso.”
Quero também agradecer a todos os que trabalham no clube e que sempre me auxiliaram nas minhas funções, sempre num clima solidário, de companheirismo e amizade. E, neste âmbito, projeto todas as amizades e são muitas, no António Correia - um símbolo quotidiano do Farense a que muito me afeiçoei.
Duas palavras: nunca esquecer os milhares que formamos. Esse é o nosso maior impacto na comunidade. Não se mede; mas só se pode ter por gigantesco.
Nunca esquecer as alegrias e tristezas que temos. Uma comunidade unida é uma comunidade que vibra e sofre com as mesmas coisas.
Viva o Sporting Clube Farense!
Faro, 27 de Outubro de 2025

COMUNICADO
Pos. Equipa Pts
10 FC Felgueiras 23
11 Portimonense 22
12 SC Farense 21
13 CD Feirense 21
14 FC Porto B 21
Ver Classificação Completa