| Sub-23

LIGA REVELAÇÃO: DERROTA EM CASA AUMENTA PRESSÃO PARA A RETA FINAL

A Liga Revelação passou pelo São Luís, esta terça-feira, com o encontro em atraso da 5.ª jornada entre o SC Farense e o SL Benfica.

 

As duas equipas, em disputa pelo 4.º lugar e separadas por apenas 1 ponto, procuram garantir a última slot de acesso à Fase Campeão da Liga. O jogo prometia ser bem disputado, mas o resultado final foi castigador para os ‘leões de Faro’: 1-5.

Após uma goleada frente ao Mafra e em marcada fase ascendente, o plantel do Farense contou com mudanças no onze inicial: Kauan Firmino na baliza e Geovanny Almeida no meio-campo.

O jogo começou com o clube das ‘águias’ a aproveitar algumas falhas na defesa algarvia. Nos primeiros 20’, o guarda-redes do Farense foi obrigado a algumas defesas importantes. A primeira oportunidade da equipa da casa deu-se aos 11’, com um remate de Tiago Madeira à entrada da área e uma defesa apertada de Arnas Voitinovicius.

Pouco depois, Lucas D’Agrella e André Candeias ameaçaram de novo a baliza do guardião lituano.

O jogo acabaria por ficar preso no terço defensivo do Farense e, aos 26’, a equipa visitante abriu o marcador, com Tiago Parente a encontrar José Melro no meio da área e este a não desperdiçar.

Os ‘leões de Faro’ reagiram, mas continuaram pressionados pelo ataque do Benfica. Lucas D’Agrella conseguiu parar um cruzamento perigoso de Ivan Lima. Quase a terminar a primeira parte, um ataque de Uri Lima e André Candeias chegiu à pequena área do Benfica, mas um corte de Ivan Lima salvou as ‘águias’ do empate.

A segunda parte começou com mais um golo da equipa visitante. Francisco Neto rematou e Lucas D’Agrella conseguiu cortar, mas a bola caiu aos pés de Guilherme Peixoto quase na linha da baliza e este encostou para o 0-2. Minutos depois, no ressalto de um cruzamento, Gonçalo Oliveira rematou à entrada da área algarvia e firmou o 0-3.

Com a desvantagem e a precisar de mais ataque, a equipa da casa avançou com alterações táticas, enquanto os encarnados optaram por um esquema mais defensivo. O novo ataque algarvio provou ser efetivo, com Lucas D’Agrella a assistir Cuba dentro da grande área para um remate perigoso que passou perto da baliza do Benfica.

Nos minutos finais, o Farense conseguiu marcar o único golo, com André Candeias a apanhar o ressalto do remate de Cuba e a reduzir para 1-3. Com sete golos, o avançado algarvio iguala o registo de Ruben Silva-Richards (Estoril-Praia) na corrida para o melhor marcador da Liga Revelação - série B.

No entanto, segundos depois do golo farense, Karel Mustmaa recebeu um passe na ala esquerda e fez novo golo encarnado. Ainda nos minutos finais do encontro, o Benfica teve alguma sorte e fechou o marcador, com o remate de André Gomes a ser defletido por Lucas D’Agrella, sem hipóteses para Kauan Firmino.

Com esta derrota em casa, depois de seis jogos consecutivos sem perder, o Farense vê-se pressionado a conseguir um feito inédito: conquistar 4 pontos nos últimos dois jogos e garantir o apuramento para a Fase Campeão. Os olhos estão postos no próximo embate: a receção ao Santa Clara, último classificado da tabela, já a 10 de dezembro, no Estádio Algarve.

 

Texto: Diogo Pereira
Fotografias: Inês Pereira, Jorge Ricardo e Mariana Murteiro
Vídeo/Pesquisa: Carolina Horta, Matilde do Paço, Mariana Murteiro, Inês Pereira e Duarte Ximenes
Alunos de Comunicação Desportiva

3º ano, Ciências da Comunicação, Universidade do Algarve

Pos. Equipa Pts
14 Gil Vicente FC 23
15 Estrela Amadora 23
16 AVS 23
17 SC Farense 17
18 Boavista FC 15
Ver Classificação Completa